segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Reunião Rede Butantã – 05/setembro/2018

CCA Gracinha – Rua Osiris Magalhães de Almeida, 144 – Jd. Monte Kemell

Pauta:

1. Apresentação dos Participantes desta reunião

2. Carta Aberta Rede Butantã

3. Informes do FoCA-Bt – Conferências e Semana do ECA no Butantã

4. Encaminhamentos – Próximas reuniões

Começamos a reunião às 9h20 com cinco pessoas. Em função do número reduzido de participantes resolvemos começar por avaliar esta queda no número de participantes da reunião presencial, que também já teve uma presença pequena na reunião de agosto. Várias questões e possibilidades foram levantadas:

· Momento Político – Muitas pessoas estão envolvidas com campanhas eleitorais e tem o tempo reduzido;

· Crise da Militância Política – Ausência de Formação Política;

· Existência de muitos grupos no Butantã. Sobrecarga de reuniões e encontros;

· Sobrecarga de trabalho – Quem participa da rede profissionalmente não tem conseguido sair para a reunião e em alguns casos não é autorizado para isso;

· Ausência de análise de conjuntura nas reuniões;

· Excesso de análise de conjuntura e pouca ação real;

· Falta de disciplina militante – Carta Aberta precisa de revisão e embora vários chamados tenham sido feitos neste sentido as pessoas não se responsabilizam por fazê-lo, esperando que “a Rede” faça (quem é “a Rede”?);

· Como os membros da Rede Butantã assumem o apoio a ações de grupos que participam dela? Semana do ECA no Butantã – Ação do FoCA-Bt que acontece no território e conta com apoio e participação de outras organizações, redes e fóruns que atuam nele – Como estes grupos assumem ou não este apoio?

· Em momentos de dificuldade e instabilidade política as pessoas costumam buscar espaços como este para se fortalecer, porque isto não está acontecendo?

· Estranhamento com o fato das reuniões terem uma queda na participação justamente após a Ciranda de Redes. Cada grupo que participou daquele espaço ficou satisfeito em apenas mostrar o seu trabalho?

· Levantar quais são os traços de união desta rede.

· A Carta Aberta pode e deve ser uma tarefa que mobilize os vários grupos participantes da Rede e clareie a sua importância e possibilidades.

Carta Aberta Rede Butantã

Já com o grupo aumentado, com a chegada da equipe da Casa de Cultura do Butantã, discutimos a retomada e encaminhamento da Carta Aberta, fazendo inicialmente um pequeno retrospecto de como ela foi organizada – desde 2010 – e a importância deste documento como um Plano de reivindicações regional. Falamos também das conquistas que tivemos ao longo deste período e dos 18 anos da RB e também de reivindicações históricas em que temos dificuldade em avançar.

Deliberamos para atualização da Carta:

1. Procurar manter um padrão de enxugamento das reivindicações – sem grandes textos explicativos;

2. Colocar as questões mais urgentes e prioritárias logo no início de cada bloco temático;

3. Distribuir a tarefa de revisão entre pessoas que participam da Rede e tem forte atuação nas áreas, sem que isso impeça ou iniba a participação de todos;

4. Manutenção de reivindicações que não provoquem grandes discordâncias – Manter a ideia de consenso, já que temos consenso na maior parte de nossas reivindicações;

5. Fechar virtualmente o texto até o final deste mês de setembro, para que a aprovação final da Carta seja feita na reunião de outubro (Dia 3 de outubro no Instituto de Biociências da USP);

6. Encaminhar já, convite ao Subprefeito para que reserve sua agenda para participação na reunião de novembro. A carta será enviada antes para seu conhecimento, análise e retorno; nesta reunião de novembro estarão presentes alunos do Prof. Marcio Rufino Silva, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), que tem acompanhado as reuniões da Rede Butantã desde 2015.


7. Distribuição de revisão da carta por temas:
Meio Ambiente (Paulo Diaz, CADES-Bt, Solange Sanchez, Sonia Dô, Cesinha Pegoraro);
Saúde (Erika Sato, Cristina Tissi, Hugo Fanton);
Habitação (Fábo Barbosa, Coord. de Habitação – Amanda)
Educação (FoCA-Bt)
Assistência Social (FoCA-Bt)
Infância (FoCA-Bt)
Terceira Idade (Cacildo, Marly, Conselho do Idoso)
Cultura (Elma, Cecília, Camila, Dô)
Mobilidade (GT Mobilidade RB – Márcia e Vivi)
Trabalho, empreendedorismo, economia solidária (Tissi, Marina, Mário Martini)

8. O fato de salientarmos e cobrarmos a participação destas pessoas não é de forma alguma um impeditivo para a participação de outros. Existem questões locais que as pessoas que atuam localmente podem e devem apontar com maior propriedade (caso do Real Parque e Cohab Raposo, por exemplo).

Ainda pensando na Carta Aberta foram levantadas questões relativas a acontecimentos desta gestão que devem ser melhor conhecidos e discutidos:

1. Moradores do Previdência – Fechamento de ruas, inclusive com colocação de obstáculos na ciclovia; Corte do Jequitibá do Parque da Previdência;

2. Reforma da Subprefeitura para instalação de um “Descomplica”. Ausência de consulta ou informação à população.

Informes do FoCA-Bt – Conferências DCA e Semana do ECA 2018

Dificuldades, que não são novas e já existiam também na gestão Haddad, na realização de Conferências e na garantia de recursos. Conferências tem sido seguidamente adiadas e o processo de contratação de organização que faça metodologia para Conferências tem privilegiado organização ligada a Fundação Getulio Vargas (FGV), que não tem expertise alguma no tema. A escolha desta organização deixou fora, inclusive o NECA da PUC que além de ter experiência comprovada apresentava orçamento mais baixo.

Semana do ECA (24 a 29 de setembro de 2018)

A Semana acontece desde a criação do FoCA-Bt em 2000. As instituições participantes do FoCa-Bt são convidadas a organizar em seus espaços atividades em que se discutam e abordem questões relativas a infância e juventude. Existe uma preocupação e interesse em que as atividades envolvam crianças e adolescentes, além das atividades feitas com ou para adultos. Existem já programadas algumas atividades abertas ao público em geral e que serão divulgadas com horário e local nesta Rede.

Como os participantes desta RB podem ajudar? Divulgação, mobilização de público, ampliação de atividades.

O Centro Escola do Instituto de Psicologia da USP (CEIP) se colocou à disposição para buscar profissionais que possam atender e contribuir em rodas de conversa sobre temas relacionados a sua área de conhecimento. As solicitações devem ser feitas o quanto antes para que seja possível conciliar agenda.

Reunião do FoCA-Bt para fechamento da programação da Semana – 13 de setembro de 2018 (quinta-feira), às 14h30 no CCA Liga Solidária, no Educandário Dom Duarte (Av. Eng. Heitor Antonio Eiras Garcia, 5985).

Informes:

1. A equipe da Casa de Cultura do Butantã presente a esta reunião (Elma, Vitória, Nathalia e Adriana) informou sobre a reforma que está acontecendo na Casa de Cultura, com verba de emenda parlamentar, que deverá estar concluída em 15 de novembro, quando será a feita a festa de reabertura com a presença de Dinho Nascimento e de outros artistas da região. Com a reforma a Casa passará a oferecer um bom espaço para realização de ensaios de grupos e reuniões. A Casa está sob a coordenação do Danilo, que tinha intenção de participar mais de reuniões na região, mas com a burocracia da administração isso ainda não se concretizou. A reforma da Casa tem contribuído para que seus funcionários possam participar mais e também a chegada de estagiárias do Programa “Jovem Monitor Cultural”, que tem vinculo com o Butantã e interessantes propostas de trabalho. Possibilidade de fazermos a reunião de dezembro da Rede Butantã já na nova Casa de Cultura do Butantã – Dia 5 de dezembro.

2. CADES-Bt – Fez reunião extraordinária em 29 de agosto para discutir a situação dos Conselhos e a Lei que retira dos Conselhos Gestores de Parques o poder deliberativo. Documento do CADES-Bt foi feito colocando sua preocupação e repúdio a esta Lei e a forma como foi votada, na calada da noite. Documento, assim que fechado pelo Conselho será compartilhado na Rede Butantã. Próxima reunião do CADES-Bt será no dia 11 de setembro, terça-feira, às 19h00 na Sala Butantã (a confirmar, devido a reforma que está sendo feita na Subprefeitura).

3. Simpósio dia 22 e 23 de setembro – “Do Caos as Causas – Interseccionalidade no Butantã”, promovido pelo Coletivo As Amazonas (Mulheres do Baixo Butantã em Movimento).

4. Semana do ECA – 24 a 29 de setembro.

Próximas reuniões Rede Butantã:

03/Outubro – 9h00 – Instituto de Biociências da USP (Rua do Matão) – Pauta: Leitura e fechamento da Carta Aberta 2018.

07/Novembro – 9h00 – Local a definir – Pauta: Conversa com Subprefeito sobre reivindicações da Carta Aberta. Participação do Prof. Marcio Rufino e alunos da UFRRJ.

05/Dezembro – 9h00 – Casa de Cultura do Butantã – Avaliação do ano e planejamento 2019.