terça-feira, 18 de setembro de 2012

Memória Reunião - 5 de Setembro - ETEC CEPAM


Pauta:
Operação Urbana Vila Sonia (Proposta Prefeitura)
Debate com candidatos (organização)
Apresentação da ETEC

1.       Operação Urbana (Sérgio Reze)
Pedido da PMSP para derrubar liminar que impede a continuidade da OUVS. Necessidade de realização de reuniões das várias entidades/movimentos do Butantã para tomar ciência do processo, discutir a proposta da Prefeitura e tomar posição para retorno em audiência com Ministério Público em 17 de outubro.
A solicitação do Butantã, documentada e bem fundamentada, que foi acolhida pelo Ministério Público para que houvesse a liminar suspendendo a Operação por falta de condições de participação popular, está abrindo a possibilidade de jurisprud~encia para garantia de participação popular.
A proposta conciliatória da PMSP começa com a proposta de apresentação do EIA-RIMA, que deveria ser público desde o início e que, sabemos, tem problemas de elaboração, tendo sido rejeitado pelo CADES.
Elaboração de quadro de perguntas sobre a Operação Urbana e organização do desenho de participação popular que esperamos e queremos.
Encaminhamentos:
Reunião aberta no sábado, dia 29 de setembro, das 9h00 às 12h00, no Auditório do Parque da Previdência (Rua Pedro Picinini, 88) para divulgação e mobilização de lideranças que multipliquem o processo em suas comunidades: 1. Produção de material simples e didático para distribuição nesta reunião. O material deve esclarecer de forma simples o que é a OUVS e os problemas que temos observado no projeto. Também todo o processo de mobilização e os próximos passos; 2. Tirar nesta reunião comissão representativa e comprometida que acompanhe todo o processo; 3. Retomada da história de lutas da população do Butantã. Construção histórica; 4. Chamar  grupo da FAU para esta reunião (buscar Raquel Rolnik e Nabil Bonduki para isto – Martha).
1.       Solicitar ao Pedro Peres autorização para utilização do Auditório do Parque. Pedro formalizou solicitação à Secretaria e a autorização foi expedida na semana seguinte. CONFIRMADO AUDITÓRIO.
2.       Solicitar ao Sérgio Reze que seja organizada a apresentação de forma bastante didática para aproveitamento em reuniões posteriores.
3.       Divulgação organizada e ampla da reunião do dia 29 de setembro.

2.       Organização do Debate da noite, na Paróquia Nossa Sra. de Fátima
Candidatos confirmados: Paulo Spina (Psol); Gilson (PPL), Leandro (PPS), Vera Goulart (PT), Danon (PRP), Jefferson (PT), Aurélio Miguel (PR), Eliseu Grabriel (PSB). No caso dos candidatos com mandato existe dificuldade por quarta-feira ser dia de votação na Câmara, que as vezes se estendem até mais tarde. Os melhores dias para atividades fora da Câmara são segunda e sexta-feira, quando não há votação em plenário.
Estrutura do debate: 1. Apresentação da Rede Butantã, ideia do debate, carta aos candidatos; 2. Apresentação dos candidatos (3 minutos para cada); Pergunta feita a todos pela Rede Butantã: “Sendo eleito qual será a relação do seu mandato com movimentos sociais?” – Candidatos devem responder em 2 minutos; Rodada de perguntas dos participantes. Duas rodas de 5 perguntas, retornando aos candidatos para que respondam em 2 minutos; Encerramento com um minuto para conclusões finais de cada candidato.
Perguntas por escrito serão organizadas pela Rede e encaminhadas aos candidatos para respostas e posterior divulgação no blog da Rede. (redebutanta.blogspot.com).

3.       Apresentação ETEC CEPAM
Cursos: Gestão de Políticas Públicas, Orientação Comunitária (Gestão Social) e Técnico Legislativo.
Parceria com Fundação Prefeito Faria Lima (CEPAM), inscrições para provas seletivas devem ser feitas pelo Centro Paula Souza – Inscrições para 2013 começam no dia 28 de setembro e vão até às 15h00 de 25 de outubro no site http://www.vestibulinhoetec.com.br/home/  
A ETEC Cepam promove uma série de debates e eventos abertos à comunidade externa, que você pode acompanhar pelo site: http://informativo.gestaopublica.etc.br/

Informes:
1.       Discussão sobre AME Psiquiatria e condições da Saúde Mental no Butantã prosseguem. Necessidade de participação intensa e finalização da carta da Rede Butantã, que ainda não foi encaminhada aos órgãos competentes. O Fórum de Saúde Mental do Butantã tem encabeçado ete debate e ação continuada e terá sua próxima reunião no dia 27 de setembro, quinta-feira. No dia 17 de setembro também deve acontecer reunião na UBS São Jorge.
2.       Implantação de Rodoviária na Vila Sonia – Organização popular contra a implantação. Documento que expõe problemas e questionamentos. Colocar esta questão como ponto de pauta em uma reunião da Rede Butantã.
3.       Projetos Integrados de desenvolvimento Sustentável (PIDS) convida para baile para arrecadação de fundos no dia 22 de setembro, sábado, das 19h00 à 01h00, no Educandário Dom Duarte. O PIDS Está organizando seu calendário de reuniões de 2013, distribuindo temas específicos com convidados para apresentá-los e debater.


Próxima reunião da REDE BUTANTÃ:
03 de outubro – Quarta-feira – 9h00
Sapé – Espaço de atendimento da Habitação
Colorado?
Confirmado. Falta endereço.


 Memória registrada e digitalizada por Martha Pimenta em 15 de setembro de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário