segunda-feira, 6 de julho de 2015

Novidades sobre o Parque Chácara do Jóquei


Movimento realiza reunião com vice-prefeita e secretarias

Após muitos meses de insistência (histórico abaixo), o Movimento Parque Chácara do Jóquei conseguiu realizar, na tarde de ontem – 01/07 - uma reunião com autoridades municipais.
Desde a primeira abordagem feita à Vice-Prefeita Nádia Campeão, cerca de dois meses atrás, ela se manteve disposta a realizar essa reunião que contou com a presença de técnicos da secretaria do verde e meio ambiente, esportes e do secretário da cultura Nabil Bonduki, além de representantes do movimento e de outras secretarias.

O movimento ouviu algumas informações sobre detalhes do projeto do parque (veja na figura abaixo) e reafirmou antes de mais nada aquilo que é a essência desse grupo de pessoas desde o princípio: 

a necessidade da construção coletiva do parque

Também retomamos todas as preocupações acumuladas em atividades com a comunidade nesses mais de 13 anos de existência do Movimento e já apresentadas através de nossa carta aberta e outros documentos produzidos... 

Toda essa memória e preocupações, precisam ser retomadas e aperfeiçoadas com a comunidade.

Dessa forma, tivemos a garantia de Nádia Campeão, que até a primeira quinzena de agosto a prefeitura realizará uma reunião pública de esclarecimento e participação popular. Além disso, até essa data o governo municipal estudará uma maneira de realizar visitas monitoradas ao espaço, para que a comunidade acumule mais elementos, afim de debater e colaborar com o projeto final, sentindo-se mais motivada a participar de sua construção.
Entendemos que este é um passo importante dado pelo governo, mas que ainda não pode ser comemorado, por isso continuaremos acompanhando e cobrando o cumprimento da palavra que foi empenhada. Aguardamos a definição dessa data em quinze dias, para que possamos todos participar desse processo.
O movimento convida a todos a se engajarem nas reuniões que virão, com um espírito coletivo e de respeito a essa conquista.
Histórico de atividades recentes do Movimento Parque Chácara do Jóquei

Há mais de 10 meses o Movimento Parque Chácara do Jóquei, vem atuando para que a prefeitura de São Paulo retome o processo de consulta pública e participação popular, para a elaboração e implantação do Parque Chácara do Jóquei.
Realizamos audiências públicas, com a presença do prefeito e do secretário do Verde à época, representantes de outras secretarias, além de reuniões quase que semanais com a comunidade. Participamos do ato de posse do parque, da atividade na Casa de Cultura do Butantã para dialogar com o prefeito, além da realização de atividade no dia do aniversário do Butantã, mesmo sem o apoio que havia sido prometido ao Movimento.
Terminamos 2014, confiantes nas promessas de retomada do diálogo com a comunidade, a partir de 2015, o que não aconteceu. Passamos a pressionar a prefeitura, produzindo documentos, mandando e-mails, fazendo ligações, solicitando audiências que pudessem nos munir de informações e garantir uma agenda para a abertura do espaço da Chácara.

Já em 2015, aproveitamos a vinda da Vice-prefeita Nádia Campeão, em duas oportunidades no Butantã, para abordá-la e pessoalmente solicitarmos uma audiência, o que acaba de se realizar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário