sábado, 5 de maio de 2018

Memória reunião de maio


Rede Butantã – 02/maio/2018
EMEF Brasil-Japão


Pauta:
1.       Apresentação dos participantes;
2.       Apresentação da EMEF Brasil-Japão
3.       Rápido histórico da Rede Butantã
4.       Situação do Sapé
5.       Organização da Ciranda de Redes – Apresentação do Painel de Opinião Popular (POP)

1.       15 pessoas assinaram a lista de presença, participantes das seguintes entidades: FoCA-Bt; CEBRAP; Emef Roberto Mange; Cades-Bt; Associação pela Família; Grande Conselho Municipal do Idoso; Jornalistas Livres; Comitê Lula Livre Zona Oeste; Emef Brasil japão; Associação Cultural Morro do Querosene; PIDS; OCDC; Gazeta Cidadã; Comunidade Santa Cruz da Reconciliação; CPM-Bt.
2.       O prédio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Brasil-Japão, foi construído em quatro meses em 1967, para ser inaugurada em homenagem as relações do Brasil com o Japão, na visita feita ao Brasil pela Família Imperial Japonesa. Desta homenagem e parceria ficou s ó o nome e com os anos a escola passou a ter uma fama muito ruim, com os alunos criando slogans como: “No Brasil Japão entra burro e sai ladrão!” A este estigma de escola violenta a gestão foi respondendo com um gradeamento cada vez mais intenso do prédio, que ficou todo cercado por portões e grades. Em 2017 a chegada de um novo diretor, com uma proposta diferenciada de educação, começou a retirada de grades e uma nova abordagem com os alunos e uma equipe envolvida com a garantia de Direitos. Veja matéria publicada a respeito em: https://educacao.uol.com.br/noticias/2017/12/10/escola-com-fama-de-violenta-retira-grades-precisa-acreditar-no-jovem.htm . A Escola funciona em três períodos, sendo que no período da noite tem EJA (Educação de Jovens e Adultos) com mais de 400 alunos. A evasão nos anos de Ensino Fundamental é alta (questões relacionadas a dificuldade de fixação em moradia pode ser um dos motivos) e muitas vezes os alunos voltam à escola depois, mais velhos, no EJA.
3.       Histórico e objetivos da Rede Butantã.
4.       Situação do Sapé – Micro-rede Sapé está desmobilizada e desarticulada. A ocupação da área do Plantão Social desanimou a população e entrar em atrito com a ocupação é  difícil. Foi levantada a situação dos ocupantes da área, que também não devem ser culpabilizados, mas a ocupação já era prevista e poderia ter sido evitada por alguma ação da Prefeitura. As casas são construídas por empreitada, para ser alugadas na sequência. Com esta ocupação e a construção de atacadista na Raposo Tavares, que despejou entulho no córrego, o córrego que passou por um processo de despoluição com participação da Prefeitura, Sabesp, SOS Mata Atlântica e da população, está voltando a receber poluentes...
Dificuldade na interlocução com o Prefeito Regional. Buscar outros canais de interlocução. Levar o assunto Sapé para o Cades e insistir que seja atendido. Pensar na importância de ter “Boas Práticas” divulgadas e mantidas. O Sapé e a despoluição do córrego é um exemplo de boa prática a ser divulgada e preservada.
Encaminhamentos:
1.       Retomar documentos existentes a respeito do Sapé;
2.       Fazer contato com SOS Mata Atlântica;
3.       Envolver Cades-Bt;
4.       Juntar notícias;
5.       Fazer dossiê para Ministério Público;
6.       Denunciar falta de competência técnica da Prefeitura Regional. (Redução cada vez maior de técnicos habilitados e rotina do “chute”).
7.       Formação de GT Sapé – Márcia, Adão, Martha – Buscar ajuda de Solange, Renê e Cesinha.

5.       Organização da Ciranda de Redes
Começamos a conversa com a apresentação do André Leirner do POP (Painel de Opinião Popular), plataforma para consulta de opinião da população sobre demandas, que começou no Capão Redondo, buscando um instrumento para organização das bases e de demandas naturais da população local. Distribuição de “Cédulas de Opinião” – papeleta em que a pessoa é convidada a manifestar o seu desejo de mudança de alguma coisa. Manifestação de cada um é considerada singular, então, mesmo havendo desejos que aparentemente se assemelham, todos são listados posteriormente em sua singularidade, apresentando em um jornal todos os desejos apontados. Cada um, embora a demanda seja anônima (numerada), deve se reconhecer na lista de demandas gerada. A partir desta lista, as pessoas são convidadas a votar nas demandas que consideram mais importantes e isto promove um rankeamento das demandas. A Plataforma facilita todo este trabalho. É aberta para movimentos sociais, sem custo. É possível fazer interface específica para um determinado grupo. Conversamos um pouco sobre identificarmos um espaço como “Rede Butantã” ou como “Ciranda de Redes” e consideramos que criar mais um “nome” para administrar e pelo qual responder seria desnecessário. Utilizamos o Rede Butantã e seu logo, o que não impede que posteriormente outra comunidade seja criada. Necessidade de garantir condições de governança ao grupo.
Visitem a plataforma e cadastre-se. Já é possível colocar demandas lá. Para o dia 9 de junho faremos cédulas de opinião em papel para colher “desejos”.

Ciranda de Redes:
Confirmamos o dia 9 de junho – Já temos o Amorim Lima reservado e bastante gente mobilizada.
Convite fechado – Cada um pode encaminhar aos grupos que participa ou conhece.
Fechar formulário de inscrição – Não obrigatória, mas que ajudará a organização do dia.
Sugerir contribuições para lanche comunitário.
Fazer reunião na próxima semana (quarta-feira – 9 de maio – 19h00 – No Ponto Ecosol) para dar prosseguimento à organização (à confirmar).
Fazer baner da Rede Butantã.

Reunião Regular de Junho – 6/junho – Quarta-feira – 9h00 – Gracinha (Rua Osires Magalhães de Almeida, 144). Pauta: Finalização da organização da Ciranda de Redes; Situação do Idoso no Butantã (apresentação pelo Conselho Municipal do Idoso – Marly Feitosa).

Informes:
06/maio – domingo – 10h30 – Praça Elis Regina – Encontro sobre mudanças em Linhas de ônibus. Tem abaixo-assinado rodando contra a redução de linhas no Butantã. Observação posterior: Conselho Participativo do Butantã soltou uma pesquisa sobre: https://pt.surveymonkey.com/r/6VNH5NR
08/maio - terça-feira - 16h30 – Concentração no Centro de Saúde Escola Butantã (av. Vital Brasil, 1490) para passeata em Defesa de contratações para o Hospital Universitário - https://www.facebook.com/Coletivo-Butant%C3%A3-na-Luta-135087533750498/
08/maio – terça-feira – 14h00 – Reunião do Conselho do Idoso (Câmara Municipal de São Paulo).
08/maio – terça-feira - 19h00 – Reunião Cades-Bt (sala Butantã – Prefeitura Regional do Butantã)
24 e 25/ maio – CEU-Uirapuru - Conferência Regional dos Direitos de Crianças e adolescentes – Inscrições até 4 de maio. (Organização: FoCA-Bt)
14 a 18/maio – Vários pontos do Butantã – Atividades da Semana de Combate à Violência (FoCA-Bt).







Nenhum comentário:

Postar um comentário