terça-feira, 30 de outubro de 2012

Rodoviária na Vila Sonia - Carta ao Prefeito



Prezado Senhor Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo

A Rede Butantã de Entidades e Forças Sociais completou, em julho deste ano, doze anos de existência e continua seus trabalhos com reuniões mensais em que são discutidas questões relativas a esta Subprefeitura e que contam com a participação de uma média de trinta pessoas, que representam associações de bairro, movimentos sociais, instituições que desenvolvem projetos de atendimento à população, servidores públicos de diversas áreas e cidadãos em geral, além de dispor de grupos virtuais que congregam centenas de participantes.

Em reunião realizada recentemente (16/10/2012), foi abordada a temática da construção de uma Rodoviária na Vila Sônia, e o decreto municipal nº 53.451, publicado em 01/10/2012 no DOM sobre os quais levantamos as seguintes questões:

- Foram realizados os estudos de Impacto na Vizinhança (EIV) e Impacto Ambiental (EIA RIMA)? Se não foram realizados, estão previstos para que etapa do projeto?

- Por que a população não foi consultada a respeito do projeto? A inexistência de audiências públicas a respeito e, portanto, o cerceamento da ampla participação popular no processo de elaboração do projeto, é evidente, o que contraria a Lei 10.257 de 10 de julho de 2001 (Estatuto da Cidade, Capítulo 1, art 2o, item II; Capítulo 4, artigo 43 e artigo 45).

- Por que na notícia veiculada no Jornal Folha de São Paulo (Cotidiano, C3, 08/06/2012) já era informada a área que seria desapropriada para a execução do projeto, coincidente com a área definida de utilidade pública pelo Decreto Municipal (No 53.451, de 01/10/2012), mas na documentação enviada à comissão de moradores dos Jardins Brasilina e Rebouças (ofício 853/12-SMT.CH.GAB), em data posterior, a SPTrans negou saber a região exata? Há grupos privilegiados em receber as informações?

- Em que projeto estão previstas e quais são as melhorias viárias propostas para a adequação da região a receber um terminal rodoviário?

Ficamos no aguardo de um contato para possível reunião, tendo a certeza de que o sr.Prefeito tem interesse em esclarecer este assunto.
Atenciosamente,

Renato Mancini Astray
p/ Rede Butantã
Contatos: 11 972665066

Nenhum comentário:

Postar um comentário