segunda-feira, 10 de junho de 2019

Documento Instituto Butantan



REDE BUTANTÃ DE ENTIDADES E FORÇAS SOCIAIS
 

São Paulo, 10 de junho de 2019
Ilmo. Sr. Dimas Tadeu Covas
DD. Diretor do Instituto Butantan

C/C Ilmo. Sr. José Henrique Germann Ferreira
DD. Secretário Estadual de Saúde

A Rede Butantã, que congrega representantes de organizações não governamentais, líderes comunitários, coletivos, movimentos sociais, servidores(as) públicos, profissionais e moradores(as) atuantes na área da Subprefeitura Butantã, faz reuniões mensais desde o ano 2000, discutindo questões relativas à região. Além disto tem um grupo de comunicação eletrônica com mais de 500 participantes, que multiplicam as informações em seus espaços de trabalho ou moradia e aprovaram o teor desta carta.
Para todas estas pessoas, que tem com o Butantã um relação muito próxima, sempre foi motivo de orgulho termos em nossa região, e em sua origem, o Instituto Butantan reconhecido nacional e internacionalmente pelas suas pesquisas e atuação na área da saúde.
Fomos surpreendidos neste mês com a notícia de que o Hospital Vital Brazil seria fechado. Rapidamente foi organizada petição contrária a esta ação e também rapidamente a direção do Instituto divulgou em sua página desmentido desta mudança, o que comemoramos. Agora, volta à pauta a mudança do Hospital Vital Brazil para o Hospital Emílio Ribas.
Em reunião presencial realizada no dia 5 de junho abordamos a situação e perguntamos: O que fundamenta esta decisão? Qual foi o processo de discussão para que esta decisão fosse tomada? Qual a participação dos funcionários deste Instituto – sem dúvida conhecedores das necessidades de funcionamento do Hospital – nessa decisão? Para onde a população se dirige se picado por uma cobra, não será quase instintivo correr para o Butantan? Qual será a agilidade de atendimento em um hospital como o Emilio Ribas? Os funcionários que manipulam animais peçonhentos trabalhando no próprio Instituto Butantan, quando feridos devem sair correndo para o Emílio Ribas? O heliponto existente no Instituto não tem justamente a função de favorecer atendimento rápido à vítimas de picadas?
Certos de que haverá correção desta decisão que consideramos precipitada e inexplicável, solicitamos também maior transparência nas decisões tomadas.
No aguardo de resposta e colocando-nos à disposição,
Atenciosamente,

Martha Pimenta p/ Rede Butantã (99116-7024)

Observação: O documento foi protocolado no Instituto Butantan em 10.junho. 2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário