quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Memória reunião de julho


Reunião 03.julho. 2019 – 9h00
CAPS Alcool e Drogas – Butantã
Rua Morishigue Akagui, 77 – Vila Progredior - Morumbi

CAPS – Álcool e Drogas do Butantã – Comentamos sobre a localização da casa, que é maravilhosa e enorme, porém  difícil de encontrar. Justamente por este motivo e também porque a casa ainda precisa de obras de adequação que garantam a segurança dos assistidos, a equipe tem feito reuniões de matriciamento com praticamente todas as Unidades Básicas de Saúde do território. O fortalecimento desta rede é fundamental para que o trabalho seja efetivo. A rede de saúde mental no Butantã, apesar de ter tido a inauguração deste e do Caps Infantil, em 2016, ainda fica aquém  do necessário para a população do Butantã. Este CAPS é mantido pela SPDM, Organização Social de Saúde.

Instituto Jus – Trabalho com Políticas Públicas e jovens. Terá sede no Butantã, mas ainda está em reforma. Assim que esteja em condições oferecerá espaço para realização de reunião da Rede Butantã.

Serviço de Atendimento à População de Rua – Serviço conveniado, mantido pelo Instituto Social Santa Lucia, Serviço Especial de Atendimento Social (SEAS), ligado e supervisionado pelo CRAS-Butantã. Alerta para o aumento de pessoas em situação de rua no Butantã, especialmente para o aumento de população idosa em situação de rua. Os alertas para atendimento devem ser feitos pelo 156 e o serviço deve ir até a pessoa em no máximo 3 horas. As pessoas atendidas são encaminhadas ao Centro Temporário de Acolhimento (CTA-Butantã). Existe uma preocupação em que se mantenha as pessoas no seu território, especialmente a população mais idosa, mas isto nem sempre acontece. Preocupação também com população com transtorno de acumulação. Existem já 80 casos graves mapeados no Butantã. O Instituto de Longa Permanência para Idosos (ILPI) existente no Butantã recebe apenas idosos não acamados e encaminhados pelos CREAS.
Casa no Butantã que funciona como sede do SEAS no território receberá a reunião de agosto da Rede Butantã.
Cursinho Popular Cláudia Silvia Pereira – Montado por estudantes secundaristas, o cursinho funciona no CEU Uirapuru,com duas salas no horário das 18h30 às 22h00. Estão abertas inscrições para alunos e também para educadores voluntários. Existe um projeto para criação de uma Rádio Web no João XXIII, que contribuirá para a comunicação no bairro. Existe também o interesse de criar um mapa interativo de georreferenciamento de serviços públicos, ações sociais e comércios da região, favorecendo ações dentro do próprio bairro. Situação de violência na região do CEU Uirapuru tem provocado muitas discussões e posições divergentes. O Cursinho propôs conversas que pensem em ações alternativas de combate a violência e aqueles que defendem apenas ação policial intensificada e violenta não participam dos encontros.
Informes:
Encontro no CAAF – Algumas pessoas – várias participantes da Rede Butantã – foram convidadas pelo Ponto de Economia Solidária do Butantã para conhecer o Projeto Territórios, do Instituto Vladimir Herzog, projeto de educação não formal para formação de multiplicadores para: 1 - a construção, fortalecimento e disseminação de memórias coletivas e territoriais; 2 - apresentação de trabalhos e lugares de memória como o Grupo de Trabalho Perus e o Centro de Antropologia e Arqueologia Forense (CAAF). Dando início ao projeto foi feita uma visita ao CAAF no dia 2 de julho.  Foi apresentado o trabalho de investigação com as ossadas encontradas na Vala de Perus. Trabalho sério, delicado e extremamente respeitoso e importante. Existe previsão de desdobramentos deste projeto, com encontro no território para conexões com a memória local. Vejam mais informações em: Portal Memórias da Ditadura: http://memoriasdaditadura.org.br/justica-de-transicao-no-brasil/ (tem um vídeo legal também no sobre o GTP lá); Breve histórico da Vala: http://www.desaparecidospoliticos.org.br/pagina.php?id=39; Sobre o GTP: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/direitos_humanos/direito_a_memoria_e_a_verdade/programas_e_projetos/index.php?p=221737 ; Entrevista do Rogério Sottili, do Instituto Vladimir Herzog, sobre Perus:  https://www.brasildefato.com.br/2019/04/23/o-que-faz-o-grupo-de-trabalho-perus-ameacado-pelo-governo-bolsonaro/ ; Vídeo com Lucas Vilalta, coordenador de projetos do Instituto VH:. https://www.youtube.com/watch?v=eeFd8EyaS2o e matéria sobre as peritas do CAAF https://universa.uol.com.br/reportagens-especiais/pesquisadoras-ossadas-de-perus/index.htm
Projeto Cartografia Butantã: a Rede Butantã foi convidada pelo Ponto de Economia Solidária e Cultura do Butantã a ser parceira em um projeto aprovado em edital da USP, que se propõe a fazer um mapeamento de organizações, movimentos, grupos, coletivos, fóruns e redes do Butantã. O projeto tem participação de docentes da FAU, Instituto de Psicologia e Terapia Ocupacional da USP e também prevê encontros presenciais para conhecermos mais o que e como estamos atuando na região. O formulário está disponível para preenchimento em:
Mostra de Cultura do Butantã: Acontecerá na primeira semana de outubro. Reunião de organização na Casa de Cultura contou com mais de 50 participantes. Foi divulgado o trabalho da Companhia Encena de teatro, que tem sede e faz apresentações no Butantã e está apresentando o espetáculo de Martins Pena, “Os três Médicos”, aos sábados, às 20h30, no Espaço que fica na Rua Sargento Estanislau Custódio, 130
reservas: 96460-5903.
Agenda:
5/julho – Inauguração das Salas de Parto Humanizado do Hospital e Maternidade Mario Degni;
6/julho – Primeiro encontro do Fórum Permanente de Parques, Praças e Áreas Verdes – Redondel do Parque Chácara do Jockey.
16/julho – Audiência pública de apresentação e debate do Orçamento 2020.às 19h00, no CEU Butantã;
17/julho – Reunião do Cades-Bt – 19h00 – Casa de Cultura do Butantã.

Próximas reuniões da Rede Butantã:
7 de agosto – 9h00 – CEU Uirapuru
4 de setembro – 9h00 – SEAS – Rua Ministro Adauto Lucio Cardoso, casa 52.

Nenhum comentário:

Postar um comentário