sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Reunião Novembro de 2019


Memória reunião 06/novembro/2019

Ponto de Economia Solidária do Butantã

Av. Corifeu de Azevedo Marques, 250

8h30 - Breve conversa sobre as comemorações dos 20 anos da Rede – Encontro combinado entre pessoas que já se prontificaram a participar da Comissão de Organização das Comemorações dos Vinte anos da Rede Butantã em 2020. Participantes: Carminha, Eros, Ciça, Suely, Lúcia e Martha.

- Informe sobre Projeto Cartografia Butantã (Parceria USP/Ponto Ecosol/Rede Butantã) – Proposta de participação em 3 momentos: 1. Reunião da Rede de dezembro (Apresentação de sistematização da cartografia feita a partir das respostas recebidas ao formulário divulgado na RB. Foram enviados cerca de 40 formulários, o que consideramos muito pouco para o alcance desta rede. Conversamos um pouco sobre o que pode levar as pessoas a não preencherem este tipo de informação – excesso de solicitações, falta de segurança com relação a sua representatividade com relação ao movimento, dificuldade em compreender a utilidade do projeto; dificuldade no preenchimento, Dificuldade em aproveitar outros levantamentos  feitos anteriormente – e resolvemos verificar a possibilidade de recolocar o formulário à disposição reforçando o pedido de participação. Colocamos também a ideia de divulgar também o formulário para participação na elaboração do Plano Diretor do Parque Chácara do Jockey - https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeKC5tb6U26gbF2K1CGhn3xn6WDNnI76qrqOvXd_mvSKoJTRQ/viewform - que ficará disponível até 20 de novembro.

2. Roda de Conversa em fevereiro sobre Memória  do Butantã. Estão sendo convidadas pessoas para participar como motivadoras  da conversa apresentando seus trabalhos na área: Centro de memória da Cohab Raposo; Márcio Rufino da Silva, que fez um ótimo levantamento histórico ao desenvolver sua pesquisa sobre a Operação Urbana Vila Sonia; Trabalho de memoria feito no Amorim Lima (Nuno) e levantamento feito em 2001, quando da inauguração do CEU Butantã. A Rede Butantã está convidada a participar;

3. Oficina de Memória “Conquistas, aprendizados e Desafios da Rede Butantã” em abril, para construção de linha do tempo participativa da Rede Butantã. Verificar se seria melhor realizar esta oficina na própria reunião da Rede de abril de 2020 (1º de abril – quarta-feira – 9h00) ou pensar em horário alternativo. Tentar definir estas questões de horário ainda neste ano, para termos uma boa organização para o próximo ano.
- Fazer contato com a Rede Nossa São Paulo para apresentação do Mapa da Desigualdade, com destaque à Subprefeitura do Butantã, para maior clareza inclusive das próprias desigualdades do Butantã. O Mapa pode contribuir para a revisão da Carta Aberta da rede Butantã. Importante está apresentação acontecer no início do ano, para podermos trabalhar na atualização da Carta Aberta com estes dados. (Melhor que aconteça em horário alternativo? Sábado? Noite?);
- Fazer levantamento de locais onde a Rede teve atuação importante e fazer as reuniões mensais nestes locais, pedindo que as lideranças locais pensem no resgate destas histórias, inclusive fazendo registros escritos, fotográficos destas conquistas. Possibilidade de publicação no Jornalistas Livres (Ciça).
- Organização de Site da Rede Butantã. Eros já tem proposta de desenho do site. Domínio precisa ser reservado e mantido.

Próxima reunião deste grupo de Trabalho- 11 de novembro, segunda-feira, às 14h30, no Ponto de Economia Solidária.

Proposta para esta reunião: Construir projeto mais concreto e distribuir tarefas. A reunião é aberta e ajuda será bem-vinda.

9h45 – Início da reunião da Rede Butantã ( 19 participantes)

Apresentação dos participantes/entidades: Instituto Jus, Jornalistas Livres, Coletivo Flores pela Democracia; Conselho Participativo Butantã,  Movimento Parque Chácara do joquei, ETEC Cepam, CADES-Bt, Conselhos Gestor Caps-Bt, Ponto de Economia Solidária, Coletivo Butantã na Luta, Fórum de Cultura do Butantã, Associação Cultural Morro do Querosene, IB-USP, CAPS AD II Butantã, Conjunto Residencial Butantã, Conselho Gestor Parque do Jockey.

Informes:

- 9 de novembro – 9h00, no CEU Butantã - Oficina de Dados e Informações do Compromisso 4- EDUCAÇÃO a ser implementado por SME em parceria com o Fórum de Gestão Compartilhada em Governo Aberto/OGP. O objetivo é criar as ferramentas que disponibilizem informações e dados da Educação municipal para os cidadãos, país e a quem necessitar.

- Movimento Chácara do Joquei – Reuniões semanais abertas, todas as segundas-feiras, às 18h30, na paróquia Nossa Sra. de Fátima (Rua N. Sra do Mont Serrat, 316 – Ferreira). Ação no último final de semana no Parque teve grande participação, com 400 formulários de sugestões/reivindicações para o Plano Diretor do Parque preenchidos. A consulta virtual continua aberta até o dia 20 de novembro. Participe!

- 11/novembro – segunda-feira – 10h00 – Camara Municipal de São Paulo – Audiência Pública de Orçamento – Meio-Ambiente.

- Coletivo Butantã na Luta - 10/Novembro – Domingo – 14h00 às 17h00 – EMEF Amorim Lima – Encontro Popular de Mobilização em Defesa da abertura Plena do Hospital Universitário e do SUS.

- Oficinas Participativas de construção do Plano Municipal de Áreas protegidas, Áreas Verdes e Espaços Livres (Planpavel) – Oficna da Zona Oeste acontecerá no dia 26 de novembro, 18h00 ás 21h00, na Faculdade de Saúde Pública da USP (Av. Dr. Arnaldo, 715). Pela importância da preservação das áreas verdes do Butantã, a RB fará documento para ser entregue e defendido nesta oficina. É necessário fazer inscrição para participação na oficina. Clique aqui. 

- 26/novembro – 19h00 – Sala Butantã (Subprefeitura Bt) – Reunião do Conselho Participativo Municipal – Butantã. Apresentação do PIU Jockey Club, que está aberto para consulta pública em https://gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br/piu-jockey-club/ até o dia 9 de novembro.

- ETEC está com inscrições abertas até o dia 12 de novembro, pela Internet em https://etec2020.com.br/

Situação do Viveiro II – matéria veiculada pela TV Globo no SPTV favorece a garantia do espaço verde. Cades, em reunião na ultima segunda-feira, resolveu insistir em audiência com Secretario do Verde para tratar desta questão.

Apresentação do Ponto de Economia Solidária e Cultura do Butantã

Conquista da Saúde com apoio da Subprefeitura do Butantã, á época de sua inauguração (Subprefeito Luiz Fellipe de Moraes Netto se em penhou pessoalmente para que este projeto acontecesse). Espaço é ligado ao CAPS-Butantã e tem caracterísiticas e dificuldades bastante específicas, uma vez que tem como estratégia a inserção da população atendida, especialmente pela Saúde Mental, em projetos de geração de renda. Busca de apoio legal para seu funcionamento. Existe Projeto de Lei para criação e formalização de Pontos de Economia Solidária. Muitas atividades são desenvolvidas no Ponto (Feira de artesanato; Feira de Orgânicos, Livraria, Comedoria) além de receber reuniões como esta que fazemos hoje.

A Dificil situação das reformas do Instituto Butantã

- Situação que avança sem informações claras.

- Rede Butantã encaminhou solicitação de esclarecimentos e recebeu resposta bastante vaga, em que todas as ameaças que apontamos (Desmonte do CSE-Butantã, da EE Alberto Torres e alterações inclusive no terreno do Ponto de Economia Solidária são chamados de “fofocas”, as quais não responderão. (Documento e resposta do IB foram veiculados pelo grupo virtual da Rede, mas serão colocadas também no Blog). Agora existe também a informação de que a área do Ponto deverá ser utilizada e também a chrrasqueira do Edifício Van Gogh. Saiu reportagem na Revista Valor, falando das ampliações do Instituto Butantan, para atender maior produção de vacinas. Retomar tentativa de informações, agora utilizando a Lei de acesso a informação e também enviando documento da Rede a mais lugares. Também podemos intensificar a participação na consulta que está sendo feita pelo Depto, de Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura, pontuando espaços como a escola, o centro de saúe, o ponto de Economia Solidária e o próprio Instituto Butantan no Projeto Memória Paulistana.

Eleições Conselho Participativo Municipal - Butantã

Inscrições de candidatos ao Conselho Participativo se encerraram no dia 5 de novembro. Regras da eleição são bastante confusas. Cada eleitor vota em apenas um candidato que, ao que parece, pode ser candidatos por qualquer distrito de São Paulo. Os representantes da Sociedade Civil na Comissão eleitoral são João Vitorelli, que foi conselheiro na primeira gestão e é pai de conselheira desta gestão e Oscar, conselheiro do hospital Mario Degni. Aguardaremos a lista de inscritos e chamaremos reunião para apresentação de candidatos e conversa sobre o Conselho, suas funçoes, importanca e compromissos. Reunião dia 20 de novembro, às 10h00, no Salão do Conjunto Residencial Butantã.

Encaminhamentos:

1.     Carta Rede Butantã para entrega na Oficina Planpavel – Utilizando a carta aberta e dados do Mapa da Desigualdade, apontar os pontos pelos quais temos lutado em meio ambiente: Implantação de Parques Lineares; Cuidados com Parques existentes que se encontram em situação de abandono; Implantação do parque Chácara da Fonte; Defesa do viveiro II, caracterizando como ZEPAM. (Sonia, Lucia e Martha farão minuta para envio ao grupo para aprovação);

2.     Carta da Rede Butantã cobrando novamente informações sobre obras do Instituto Butantan, enviando a todas as instituições implicadas (Secretaria de educação do Estado, DECO; EE Alberto Torres; CSE-Butantã; USP; Instituto Butantan; Subprefeitura Butantã, etc – contribuam acrescentando instituições a enviar). (Minuta: Sonia, Tissi, Martha);

3.     Solicitação de informações sobre Instituto Butantan pela lei de Acesso à Informação (Alexandre e Erika);

4.     Organização de encontro com candidatos ao Conselho Participativo do Butantã – 20 de novembro, 10h00, Conjunto residencial Butantã. Confirmar local, garantir convite a todos os candidatos e canndidatas e à Comissão Eleitoral; organizar metodologia da reunião (José Simões, Erika, Martha).

Próxima reunião: 4 de dezembro de 2019 – Quarta-feira – 9h00 às 12h00

Locais possíveis, aguardando confirmação: ETEC CEPAM (Av. Prof. Lineu Prestes. 913 - Cidade Universitária)
Pauta:
- Apresentação da Sistematização dos Formulários respondidos no Projeto Cartografia Butantã (Prof. Bernardo – IP/USP)
- Apresentação Projeto Vinte anos da Rede Butantã (GT Vinte anos)








Nenhum comentário:

Postar um comentário