quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Memória reunião de agosto


Reunião 07.agosto. 2019 – 9h00
CEU Uirapuru
 R. Nazir Miguel, 849 - Jardim Paulo VI

Começamos a reunião com algum atraso pela dificuldade em encontrar a sala reservada para a reunião. Era bem fácil na verdade e os vigilantes do CEU foram muito atenciosos e preocupados em nos atender. A reunião foi na sala onde funciona o Cursinho Livre Claudia Silva Ferreira. Como não eramos muitas pessoas e alguns dos participantes estavam vindo pela primeira vez em uma reunião da Rede Butantã fizemos uma breve apresentação da RB, seus objetivos, sua história e forma de funcionamento. Depois na roda de apresentação as pessoas já colocaram as questões que estavam trazendo para a reunião.

Coletivo Coalizão pelo Clima Brasil/SP (Enrique Suarez) – Grupo está se constituindo no Butantã e já conta com mais de 100 participantes. Interesse em discutir e propagar ideias relacionadas ao meio ambiente, como a implantação de ecovilas, bio-construção e agricultura urbana. Um dos incentivadores desta iniciativa é o Projeto Orgânico Simples, que tem um canal no Youtube e uma página no Facebook.  Este grupo foi inspirado no projeto “Sextas-feiras pelo Futuro”, movimento de crianças na Suécia. O Coletivo está pensando em organizar uma manifestação no Butantã e também convida para a grande manifestação que acontecerá no dia 20 de setembro na Av. Paulista.

Acolhe USP (Felipe) – O Projeto Acolhe USP, ligado à Superintendência de Assistência Social (SAS) da USP, é um projeto com o objetivo de atender e dar suporte a membros da Comunidade USP (professores, estudantes e funcionários) que tem problemas com o uso abusivo de álcool e drogas. A equipe é restrita e não conta, no momento, com psiquiatras (anteriormente 3 psiquiatras do HU tinham horários reservados para encaminhamentos do Acolhe). O trabalho feito pelo projeto também é voltado a prevenção e a promoção de saúde. Conversa com direção do CAPS Álcool e Drogas do Butantã conduziu à Rede Butantã.

Cursinho Livre Claudia Silva Ferreira (Marcelo) – Funciona em sala cedida pelo CEU Uirapuru e tem como objetivo atender a comunidade do entorno. As aulas são gratuitas e acontecem diariamente das 18h30 às 22h30. A participação é livre e a equipe do cursinho se propõe a ter ali um espaço para discussão de assuntos da e para a comunidade. Como a questão de segurança foi levantada no próprio CEU Uirapuru, o Cursinho se prontificou a trazer especialistas para fazer conversas qualificadas sobre o tema, evitando a solução única de chamar a polícia para resolução de questões de segurança. Infelizmente é difícil contar com a população nestes momentos. Dificuldades de mobilização. Um dos projetos desenvolvidos no cursinho, com o Marcelo, é a criação de uma Rádio Web, que deverá ser um veiculo não só de comunicação, mas também de desenvolvimento econômico do bairro, criando oportunidades de trabalho, oportunidades de troca de serviços e potencialização da comunidade local. Uma das dificuldades enfrentadas pelos jovens da região é a dificuldade de locomoção. Muitos dependem de carona para conseguir sair do bairro até mesmo para procurar emprego.

Fechamento do CCA Nosso Lar (Mara e Silvia) – Duas mães, moradoras do bairro e que tem filhos no CCA Nosso Lar (Centro Educacional que atende crianças e adolescentes no contra turno escolar) vieram a reunião relatar o problema que estão enfrentando com o fechamento iminente do CCA, que atende 240 crianças e adolescentes do bairro. As famílias foram informadas no final de julho que as atividades serão encerradas em setembro uma vez que foi solicitado um documento que deveria ter sido entregue em fevereiro e como não foi eles vão encerrar as atividades do CCA e abrirão no local dois CEIs  (Centros de Educação Infantil – Creches). A explicação parece incompleta e estranha, mas foi a recebida pelos familiares. A solicitação de que o serviço continuasse ao menos até o final de ano – para dar tempo das famílias se organizarem – não foi atendida e foi reafirmado que em 6 de setembro o serviço será desativado. Foi apontado também pelas mães que não há falta de vagas de creche naquela área. Existe já uma creche ao lado. Foi feita reunião no último sábado e no próximo sábado, dia 10 de agosto, às 16h00, no Redondel do CEU Uirapuru acontecerá nova reunião para a qual estão sendo chamadas autoridades do Butantã e da cidade.
Encaminhamento: Fazer documento da Rede Butantã à entidade mantenedora do CCA solicitando explicações sobre os motivos do fechamento e sua substituição por creches. O documento será encaminhado com cópia a: COMAS; CMDCA; Subprefeitura do Butantã; Secretaria de Assistência Social. Consultar FoCA-Bt sobre envio conjunto.

Coletivo Butantã na Luta (Sidney) – Encontro no Amorim Lima no último domingo reuniu 90 pessoas apesar do frio. O encontro atualizou as pessoas sobre a situação do Hospital Universitário e discutiu os próximos passos. Deve acontecer manifestação em defesa do HU no próximo dia 28 de agosto.

Gazeta Cidadã (Cacildo) – Informes sobre o funcionamento do Conselho do Idoso. Dificuldades com funcionamento de conselhos pela posição do governo federal que tem inviabilizado conselhos no ambito nacional.

Flores pela Democracia (Ciça) – Encontros às quintas-feiras das 16h30 às 19h00 no Largo da Batata. Ensinam a fazer flores com papel crepom e gravetos enquanto conversam sobre a situação do país e da vida. Surgiu a ideia de trazer uma oficina para a área do Uirapuru. Jornalistas Livres – Sempre que possível leva matérias para publicação desde que as pessoas encaminhem ao menos um texto base para edição.

CPM/Conselho de Saúde/Santuário (joão Paulo) – Preocupação com situação das UBSs que estão sendo passadas para as OSs. Preocupação com equipes originais de profissionais – o que acontece com os funcionários da administração pública quando o equipamento passa para uma OS? Apontou também a preocupação com o desemprego que está assolando a população. Números do desemprego são chocantes e ninguém tem discutido isto. No dia 18 de agosto, às 10h30, será feita apresentação de dados de pesquisa do DIEESE no CCB.

Vinte anos da Rede Butantã (2020):
Necessidade de criação de grupo de trabalho que pense em projeto de comemoração para o próximo ano.
Ideias já levantadas:
- Fazer reuniões plenárias nos 5 distritos para ouvir a população sobre suas demandas e atualizar com elas a Carta Aberta da Rede Butantã;
- Fazer de cada reunião mensal uma ciranda de redes, com as entidades da área de realização da reunião se responsabilizando por fazer a chamada da população e também das entidades atuantes na região.
- Grande festa comemorativa em julho;
- Coleta de depoimentos de pessoas participantes;
- Texto memória;
- Vídeos.
- Exemplar especial da Gazeta Cidadã sobre a Rede Butantã com grande tiragem para distribuição em toda a Subprefeitura.
Montagem de GT que fará proposta de ação para apresentação em próxima reunião.

Informes –
8/agosto – 14h30 – CEU Uirapuru – FoCA-Bt
12/agosto – 16h00 – Fórum de Extensão (IB/USP)
12/agosto – 9h30 – Câmara Municipal – Auditório Sérgio Vieira de Mello – Debate sobre Renda Mínima.

Eleições Conselho Tutelar (Roberta)
06/outubro – 9h00 às 17h00 – Eleições para os conselhos tutelares da Subprefeitura Butantã. Roberta Sato, conselheira do CMDCA e participante do FoCA-Bt e da Rede Butantã mesmo não podendo estar presente á essa reunião encaminhou informações sobre as eleições:
 “Nossa comissão regional que está responsável por fiscalizar o pleito já está formada: Pela sociedade civil estão a Keila Mendes (CCA Clarisse), a Maria Angelica (Cohab Raposo) e o Chicão (Escola da Vila); pelo poder público estão: Roger da DRE-Bt, Marcelle do CRAS e da SUB o senhor Antonio Fontinelli.
O Conselho Tutelar do Butantã (Butantã, Vila Sonia e Morumbi) tem apenas 6 candidatos com inscrições deferidas e para o Conselho tutelar do Rio Pequeno/Raposo Tavares são 16 candidatos.
Muitas candidaturas foram indeferidas por ausência de comprovação de atuação na defesa, proteção ou promoção de direitos da criança e do adolescente na cidade toda. Em breve sairá uma lista com o nome de todos os candidatos deferidos e indeferidos com a indicação das organizações que atestaram a atuação dos candidatos. Isso será feito para garantir a lisura e a transparência de todo o processo, para que a cidade tenha um panorama de quais são as organizações que estão ligadas a cada candidato e se for o caso para denunciar quando for identificado que determinado candidato não tem vínculo nenhum com aquela organização. Ou quando a organização pode ter prejudicado candidato por estar irregular.
Infelizmente não foram poucos os casos que identificamos de organizações com registro vencido no CMDCA e que estão trabalhando de forma irregular, bem como candidatos/organizações que apresentaram registro falsificado no CMDCA.
O cenário está grave. Enfrentaremos nos próximos dias uma série de liminares pois um número expressivo de candidatos ligados à Igreja Universal foi barrado pois não conseguiram apresentar comprovação de atuação com crianças e adolescentes e ainda por cima apresentaram os trabalhos vinculados ao CNPJ da  igreja universal que não tem registro no CMDCA.
Por fim, estamos numa briga intensa com a secretaria de direitos humanos que não tem respeitado a comissão central e tem definido os pontos de votação sem considerar a comissão central e as regionais. Eles estão usando como parâmetro um sistema de georreferenciamento que é o Geo Sampa.  A ferramenta em si é boa, mas eles colocaram um filtro para determinar o DE/PARA de um raio 2km que na prática se reverte em um deslocamento entre 3 e 6 km para os eleitores no dia da votação
A princípio seriam 217 pontos e estamos batalhando para que esse número seja aumentado. Mas a relação com a secretaria e com os técnicos está bem difícil.
As denúncias em relação a candidatos e procedimentos inadequados ao longo da eleição devem ser encaminhadas para o email denunciaeleicaoct@prefeitura.sp.gov.br acompanhadas de prova material do ocorrido.
Os candidatos poderão fazer campanha somente 40 dias antes do pleito e até 2 dias antes da eleição.
Cada eleitor poderá votar em até 5 candidatos da sua região. Os candidatos devem morar na circunscrição da subprefeitura em que querem concorrer ao cargo de conselheiro tutelar.”

Próxima reunião da Rede: 4/setembro/2019 – 9h00 – Serviço de Atendimento a população em situação de rua (Rua Ministro Adauto Lucio Cardoso, Casa 52). Local à confirmar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário