quinta-feira, 21 de junho de 2012

Memória reunião Junho - Parque Alfredo Volpi


Memória Reunião Rede Butantã06/junho/2012
Local: Parque Alfredo Volpi
16 Participantes

Rodada de apresentação dos presentes e informes:
·         Evento Somozum pela Chácara da Fonte (Morro do Querosene), no dia 1°/07/12. Muitas atrações musicais, campanhas da região (Chácara do Jóquei, Ciclovia Eliseu de Almeida, ....). Sugestão de ser feita um passeio ciclístico pela Eliseu terminando na Chácara da Fonte.
·         A Equipe do CAPS-BTapontou que a implantação das AMEs com especialidades para a cidade significam um retrocesso à política e atendimento do SUS. A fim de apresentar melhor o tema à Rebe BT, solicita que a reunião de julho (04/07) seja lá. Rua Oscar Pinheiro Coelho, 287 (Bem perto da Paróquia Santo Antônio do Caxingui – Av. Fco. Morato, 2042)fone: 3727-1819
·         Audiência Pública sobre a Rodovia Raposo Tavares. Apresentação e discussão de diversas possibilidades apontadas para o trânsito. Dia 19/06, as 19h, na Câmara Municipal.
·         Após entrega do abaixo-assinado (mais de 6000 assinaturas) pela Chácara do Jóquei e Ciclovia da Eliseu na Subprefeitura BT, indícios de que a ciclovia saia até o final do ano. Em contrapartida, ameaças sobre a criação de um parque na Chácara do Jóquei, dada a falta de um projeto, a falta de recursos para desapropriação e a especulação imobiliária na região.
·         um grupo no facebook chamadomovimento do Butantã contra a verticalização predatória. Pode ser um mais canal de discussão e mobilização, assim como foi na época das discussões da Operação Urbana Vila Sônia.

Dado os informes, foi feita uma apresentação do anfitrião desta reunião, o Parque Alfredo Volpi.
O terreno de 142.000m² foi doado à prefeitura em 1947 pela Cia. Cidade Jardim, como ajuntamento dos terrenos públicos que deveriam ser repassados à municipalidade por conta de haver um loteamento de grande porte. Este loteamento é uma parte considerável do bairro do Morumbi.
Foi aberto enquanto parque em 1971, sendo chamado de Bosque do Morumbi. Seu nome foi trocado em 1989 para Parque Alfredo Volpi em homenagem ao pintor ítalo-brasileiro conhecido principalmente pelas suas telas ilustradas por bandeirinhas. O parque abriga rica fauna e flora, com espécies em extinção. uma programação para atendimento aos munícipes com trilhas monitoradas, bastando apenas o agendamento.
O parque tem programa de coleta seletiva, de óleo de cozinha usado e de pilhas. Em breve terá coleta de resíduo eletrônico de pequeno porte.
Foi informado que o Parque está com o processo para eleição do Conselho Gestor aberto. Também foi informado sobre a trilha noturna que haverá no dia 16/06, as 18h30.


Maykell do CEPEUSP veio apresentar o projeto Ruas de Esporte. 6 anos, projeto busca passar para as crianças e  jovens o esporte e o desenvolvimento humano como abordagens para toda a vida. Projeto pretende resgatar a rua como local de brincadeira e atividades físicas, promovendo a reapropriação deste espaço. Algumas vezes por ano o projeto escolhe um local para fazer uma intervenção lúdica sobre o tema. Com apoio de um jogo de tabuleiro e discussões procura resgatar o significado destes locais públicos, as ruas. Próxima intervenção será de 05 a 10 de Novembro nas quadras do CEPEUSP.


Ao lado do pátio do metrô na Vila Sônia fica a vila Brasilina. um projeto em discussão para implantação de um terminal de ônibus e de uma rodoviária intermunicipal, para o local. Não houve discussões sobre o impacto de vizinhança, sobre os reflexos sobre o viário local e a vida comunitária.
A comunidade da Vila Brasilina defendeu a praça que fica na Eliseu de Almeida quando o metrô pretendia fazer dela um acesso para canteiro de obras do pátio Vila Sônia. Pelo presente projeto dos terminais de ônibus, a praça aparece entrecortada para acesso ao local.
Está rolando um abaixo assinado pedindo mais informações sobre o projeto, além de mais transparência com relação a estas discussões.

Próxima reunião está sendo chamada pelo CAPS-BT, no dia 04/07, rua Oscar Pinheiro Coelho, 287fones: 3727-1819 e 3726-6382

Nenhum comentário:

Postar um comentário