Reunião Rede Butantã –
02/agosto/2017
Ponto de Economia Solidária e Cultura
Av. Corifeu de Azevedo Marques, 250
Participantes: 18 pessoas assinaram a lista de presença, representando
12 associações, grupos e movimentos; GT mobilidade da Rede Butantã e Conselho
Participativo Municipal do Butantã.
Informes de
Reuniões:
03/Agosto – quinta-feira – 19h00 – Sala Butantã da
Prefeitura Regional – (Rua Ulpiano da Costa Manso, 201 – Jd. Peri-Peri. Diálogo
Aberto – Fortalecimento do Conselho Participativo Municipal;
05/agosto – Sábado – 13h00 – Câmara de Vereadores – Assembleia
Cidadã para discutir a descentralização do Orçamento da Cidade;
05/agosto – Sábado – 10h00 – Apresentação de proposta
de Cooperativa de Trabalho em Educação e Cultura no Butantã. Rua Corinto, 652;
06/agosto – Domingo – 16h00 – Centro Cultural Butantã
(Corifeu de Azevedo Marques, 1880) – Plenária de Saúde – A situação do Hospital
Universitário e da Saúde no Butantã – Análise e atuação.
9/agosto – Quarta-feira – 19h00 – Reunião aberta do
GT Mobilidade da Rede Butantã -Apresentação do documento feito pelo GT e
revisão de questões, acréscimos, esclarecimentos. A Reunião será no Ponto
Ecosol (Corifeu, 250) e começa às 19h00 para quem quiser ir direto do trabalho
e tomar uma sopa de legumes quentinha (R$10,00). Pedimos que os interessados na
sopa avisem para que não haja desperdício nem falta. Confirme sua presença e
avise se vai tomar sopa no evento no Facebook, que já está criado na página da
Rede no Facebook. 10/agosto – Quinta-feira - 14h30 – Fórum em Defesa dos
Direitos da Criança e do Adolescente do Butantã (FoCA-Bt). Local a confirmar;
10/agosto – Quinta-feira - 19h00 – Centro de
Saúde-Escola Butantã (Vital Brasil, 1490) – Fórum Popular de Saúde do Butantã.
11/agosto – 14h00 – Ponto Ecosol (Corifeu, 250) –
Encontro para quem gostaria de trabalhar no Ponto. Inclusive para pessoas que
tenham propostas de trabalho voluntário.
27/agosto – Domingo - 15h00 – Praça Elis Regina –
Sarau literário e musical.
Apresentação
do Ponto de Economia Solidária e Cultura do Butantã:
Equipamento de geração de renda ligado a Saúde.
Espaço foi devolvido à Subprefeitura do Butantã em 2012 (?) e atendendo
solicitação antiga da Saúde para expansão de Caps, foi apresentada a
possibilidade pelo Subprefeito, Luiz Felippe de Moraes Neto, de utilização da
casa como espaço de apoio e geração de renda. Foi feita reforma na casa e hoje
o Ponto Ecosol tem funcionando uma loja de artesanato; Restaurante que funciona
de terça a sexta-feira, das 12h00 às 14h00, oferecendo almoço vegetariano feito
com produtos orgânicos; Livraria com foco em publicações de saúde e saúde
mental; Venda de cestas de produtos orgânicos; Projeto que deve ser
implementado a médio prazo propõe assessoria e trabalho de jardinagem para
formação de hortas em residências; Organização de Escola de formação em
Economia Solidária, com encontros mensais. Existe Projeto de Lei da Vereadora
Juliana Cardoso formalizando a criação de Pontos de Economia Solidária em São
Paulo.
Audiência
Pública devolutiva do Plano de Metas:
Audiência Pública realizada ontem no CEU Butantã para
devolutiva do Plano de Metas e Plano Plurianual. Auditório bastante vazio (16
pessoas representantes da Sociedade Ciivil). Houve apresentação do Plano de
Metas – sem detalhamentos mas com a informação de que todo o material estará
disponível no site planejasampa (http://planejasampa.prefeitura.sp.gov.br/) .
Em seguida foi feita apresentação de dados orçamentários que colocaram,
especialmente, onde foram feitos cortes de gastos com relação a gestão anterior.
Na sequencia foi aberta a palavra aos participantes, sendo 3 minutos para cada
ao final dos quais havia corte do som do microfone. Poucas pessoas se
colocaram, manifestando-se basicamente sobre: a falta de divulgação desta
audiência; solicitação de divulgação de calendário de oficinas e espaços para
participação da população; alerta sobre a situação dramática da Saúde no
Butantã com a redução de atendimentos pelo Hospital Universitário, sobrecarga
do PS Bandeirantes e falta de atendimentos nas UBSs. Não houve retorno à mesa
para resposta aos questionamentos. O Sr. Mário Pecoraro, assessor da P.R. que
conduziu a reunião informou que o espaço não era para perguntas e sim para
sugestões e por isso não haveria resposta.
Balanço dos
seis meses de gestão:
Foi entregue e protocolado na Prefeitura Regional
documento solicitando a presença do PR em nossa reunião para apresentação de
balanço dos seis meses da gestão e solicitando a sala Butantã para a reunião de
hoje. Foi encaminhada resposta à casa do Cesar Pegoraro que foi o endereço
disponibilizado na entrega. O documento encaminha relatório (que foi
apresentado pelo Subprefeito em vídeo disponível em sua página do facebook (https://www.facebook.com/paulovitor.sapienza)
em 4 de julho de 2017. A sala foi negada, com a justificativa de que está sendo
ocupada pelo curso de jardinagem.
Circulamos o relatório entre os participantes e foram
feitas algumas observações: 1. O relatório apresenta basicamente ações de
zeladoria e sempre mostrando gráficos comparativos com a gestão anterior (nem
sempre comparando os mesmos períodos – por exemplo: Buracos tapados em
out/dez/16 comparado com jan/março/2017; 2. Em item chamado de Gestão aponta a
criação de Conselho do Governo Local, do qual Conselheiros Participativos
presentes à reunião não tinham conhecimento e para o qual o Conselho não foi
chamado; 3. Ainda no item Gestão estranhamos o projeto “Sindico Legal”, que cria uma grupo de síndicos de condomínios
horizontais e verticais que são chamados a “Ajudar a prefeitar”. As ultimas
páginas do Relatório apontam campanhas do “Bairro Lindo” e Projetos futuros,
com customização de ônibus para atendimento a população de rua (não dá para
entender exatamente o que é).
Situação do
Plantão Social do Sapé
Foi encaminhado documento da Rede Butantã solicitando
a manutenção do Plantão Social do sapé. Não recebemos resposta de nenhum dos
lugares onde foi protocolado (Prefeitura Regional Butantã, SEHAB e SGM). Na
reunião da Micro-rede Sapé em 26/agosto foi decidido procurar o Prefeito
Regional pedindo que intercedesse junto à SEHAB para manutenção do espaço e
priorização da construção dos prédios previstos para aquela área, para
atendimento das mais de 500 famílias que estão ainda no aluguel social
aguardando a construção destes prédios. O P.R. recebeu comissão nesta mesma
tarde e no dia seguinte esteve no Sapé, onde se comprometeu com a população a
garantir a manutenção do espaço favorecendo atividades culturais no local com a
constituição de parcerias.
Na reunião manifestamos nossa preocupação em que o
projeto de habitação não seja concluído, perdendo as conquistas. Levaremos ao
Conselho Participativo para que a conclusão do projeto de Habitação do Sapé seja
considerado prioridade e concluído e para que mantenhamos o acompanhamento
desta questão. Importante também, na reunião de amanhã (quinta-feira) levarmos
o questionamento de como cobrar respostas ágeis aos documentos e solicitações
encaminhados.
GT Mobilidade
O GT Mobilidade da Rede Butantã apresentou no início
do ano ao Prefeito Regional o documento feito sobre a mobilidade no Butantã.
Ele se mostrou muito interessado e pediu que fosse organizada apresentação para
que ele chame o Secretário de Transportes para conhecer a proposta. Os
participantes do GT estão organizando esta apresentação e gostariam de
apresenta-la para a Rede para complementos, correções, esclarecimentos e
validação antes de fazer a apresentação aos representantes da Prefeitura.
Marcamos então reunião aberta do GT Mobilidade para o
dia 9 de agosto, quarta-feira, às 19h00, no Ponto de Economia Solidária. A
programação desta noite será a seguinte:
19h00 – Sopa de legumes orgânicos preparada pela
equipe do restaurante do Ponto Ecosol (R$10,00). Pedimos que os que forem
chegar neste horário para a sopa avisem pelo
evento no Facebook .
19h30 – Apresentação do GT Mobilidade
20h00 – Comentários, esclarecimentos, complementos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário